Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Alckmin sanciona lei que veta animais em pesquisas para cosméticos. Ou: A democracia e a vontade das minorias

O governador Geraldo Alckmin sancionou a lei que proíbe em São Paulo o emprego de animais na chamada indústria de cosméticos, de perfumes e higiene íntima. Já escrevi a respeito anteontem. Estava na cara que seria essa a decisão do governador — ou o furor militante de meia dúzia de lunáticos o aguardava, com ampla repercussão […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 04h36 - Publicado em 23 jan 2014, 17h38

O governador Geraldo Alckmin sancionou a lei que proíbe em São Paulo o emprego de animais na chamada indústria de cosméticos, de perfumes e higiene íntima. Já escrevi a respeito anteontem. Estava na cara que seria essa a decisão do governador — ou o furor militante de meia dúzia de lunáticos o aguardava, com ampla repercussão na imprensa, onde os bichos, ultimamente, gozam de um status ligeiramente superior ao dos humanos.

A medida, tudo indica, é inócua. Que eu saiba, não há laboratórios em São Paulo que façam testes de cosméticos em animais. O Instituto Royal, por exemplo, não fazia. Assim, ao sancionar tal lei, talvez não se colha nenhum efeito prático. Havendo empresa assim, migrará para outro estado.

O ponto é outro. A aprovação da lei na Assembleia de São Paulo e sua sanção acabam, de algum modo, endossando a ação daqueles trogloditas que depredaram o Royal. Esse é seu aspecto negativo. Mais: uma lei como essa tem de ser federal, ora.

Fiquemos atentos ao espírito do tempo. Ultimamente, os que gritam mais e são mais organizados, mesmo que minoria, tendem a querer que as leis passem a abrigar seus conceitos e preconceitos. Um dos pilares da democracia é a proteção às minorias; mas não se conhece regime democrático governado por elas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.