AIG faz Dow Jones cair abaixo de 7 mil pontos
Por Leah Schnurr, da Reuters:As bolsas de valores norte-americanas caíram ao menor nível em 12 anos nesta segunda-feira, depois que o prejuízo recorde de 61,7 bilhões de dólares da AIG e outra ajuda governamental para a seguradora levantaram preocupações sobre a extensão dos danos no sistema financeiro.O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova […]
As bolsas de valores norte-americanas caíram ao menor nível em 12 anos nesta segunda-feira, depois que o prejuízo recorde de 61,7 bilhões de dólares da AIG e outra ajuda governamental para a seguradora levantaram preocupações sobre a extensão dos danos no sistema financeiro.
O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, despencou 4,24 por cento, a 6.763 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 3,99 por cento, para 1.322 pontos. O índice Standard & Poor’s 500 desabou 4,66 por cento, para 700 pontos.
As ações de companhias que analistas consideram preteridas no Orçamento proposto pelo presidente Barack Obama caíram novamente, com as fabricantes de remédios e empresas do setor de saúde sofrendo o quarto dia seguido de perdas em meio a preocupações de que seus lucros fiquem sob ameaça.
O índice do setor de saúde do Morgan Stanley perdeu 26,4 por cento em quatro dias.
O problema em bancos ao redor do mundo golpeou os mercados globais, puxando o índice Dow Jones para abaixo dos 7 mil pontos pela primeira vez desde maio de 1997. Vendas de papéis dos setores financeiro, de energia e industrial chegaram a derrubar o índice S&P 500 para abaixo dos 700 pontos durante a sessão pela primeira vez desde outubro de 1996.
“O medo é que não haja fim à vista para a ajuda aos bancos ‘grandes demais para falir’”, disse Fred Dickson, estrategista de mercado e diretor de pesquisa de varejo na D.A. Davidson & Co.
“O passo tomado pelo governo, de basicamente lançar o terceiro socorro para o Citigroup e o quarto para a AIG, tem deixado os investidores inseguros.”