Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

A sensível honra dos canalhas

A Justiça, em tese ao menos e por enquanto, é para todos no Brasil. Mas corre o risco de se tornar reserva de mercado dos canalhas. Não estou me referindo propriamente aos servidores, mas àqueles que a ela recorrerão para defender a sua “honra”. Boa parte dos que entram com ações contra jornalistas, por exemplo, […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 23h31 - Publicado em 26 jun 2006, 21h02

A Justiça, em tese ao menos e por enquanto, é para todos no Brasil. Mas corre o risco de se tornar reserva de mercado dos canalhas. Não estou me referindo propriamente aos servidores, mas àqueles que a ela recorrerão para defender a sua “honra”. Boa parte dos que entram com ações contra jornalistas, por exemplo, argumentando que a dita cuja foi severamente agredida, não têm honra nenhuma a defender. Muito pelo contrário. Suas respectivas reputações costumam precedê-los. Quanto mais as instituições vão sendo aparelhadas, incluindo o Judiciário, tanto pior. Há duas organizações que hoje formam profissionais para servir à causa: o PCC e o PT. A seguir nesse ritmo, em breve, só serão permitidos trocadilhos e piadas de duplo sentido com povos extintos: “Conhece a última do sacerdote asteca?” E olhem lá. Sempre haverá alguma ONG pronta a defender o valor cultural dos sacrifícios ritualísticos. O humor é a primeira coisa que os canalhas perdem depois de perder a vergonha. A onda agora é tentar asfixiar economicamente os que não rezam pela cartilha. A ditadura, segundo a teoria que está em prática, não se implanta com o assalto ao Palácio de Inverno. É obra para gerações. Em 1980, ano em que o PT foi fundado, havia mais pensamento não-alinhado no jornalismo do que hoje em dia. Você pode escrever o que quiser, desde que “os” deixe em paz. A esculhambação do fim do governo Figueiredo conseguia ser mais divertida.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.