PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

A lógica é uma boa forma de ser humanista

Uma das armadilhas do pensamento consiste em transformar o evento episódico numa tendência. A outra é confundir circunstância com causalidade. Sobre ainda a questão das armas de fogo, escreve-me um leitor: Você não provou nada Reinaldo. O que sua “lógica” diria sobre aquelas crianças que acham a arma que o pai deixou “muito bem guardada” […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 19h27 - Publicado em 26 Maio 2008, 19h04
Uma das armadilhas do pensamento consiste em transformar o evento episódico numa tendência. A outra é confundir circunstância com causalidade. Sobre ainda a questão das armas de fogo, escreve-me um leitor:

Você não provou nada Reinaldo. O que sua “lógica” diria sobre aquelas crianças que acham a arma que o pai deixou “muito bem guardada” em casa e matam o amiguinho ou o irmão achando que estão brincando de faroeste? Esses pequenos travessos não devem ter caráter não é mesmo? Arma de fogo é sinônimo de tragédia caro Reinaldo!
Publicar Recusar (Anônimo) 17:47

Comento
Nunca encostei a mão numa arma de fogo. Nem pretendo. Só vi revólver de perto na condição de assaltado — infelizmente, duas vezes. Numa delas, estava num restaurante com Dona Reinalda. Ainda namorávamos. Ela viu a turma invadindo o local antes de mim. Baixinho, disse: “Estamos sendo assaltados. Pelo amor de Deus, não reaja”. É que tenho o pavio bastante inflamável, ela sabe. Depois do susto, fiz uma blague: “Gostei muito do seu ‘não reaja’. Entendi a fantasia sexual secreta das mulheres, hehe…” Ela detestou a piada. Adiante.

Não sei quantas crianças morrem vítimas de armas de fogo. Mas não deve ser superior ao das que caem da laje soltando pipa. E nem por isso o estado deve proibir lajes e pipas.

Acho que as pessoas não devem ter armas. Vamos fazer o seguinte: o estado brasileiro se organiza, confisca todas as armas ilegais que circulam por aí, oferece uma segurança digna do nome aos cidadãos e mete na cadeia os bandidos, que terão de cumprir a pena.

Aí topo discutir a proibição da venda de armas legais. Fazê-lo antes de se proibirem as armas ilegais (por mais que a formulação seja, em si, escandalosa) é só um idiotismo politicamente correto. E, como todas as formulações do gênero, só agravaria os problemas que se propunha a resolver.

Continua após a publicidade

Ademais, amigo que mandou o comentário, considere que, na situação hipotética de que você trata, a falha de caráter, de fato, não está na criança, mas em que deixou uma arma a seu alcance.

Vá por mim: a lógica é uma forma de ser humanista. E costuma ser superior à tentação de ser apenas “bonzinho”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.