Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

“PSDB, não vá sujar o shortinho!”

Como se vê, Lula tem problema mesmo é com parte da base aliada, não com parte da oposição. Com a ajuda do PSDB, o governo conseguiu aprovar a Medida Provisória que garante reajuste de 5,01% aos aposentados que recebem mais de um salário mínimo. O PFL queria 16,67%, mas não conseguiu o número necessário de […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 22h56 - Publicado em 6 dez 2006, 20h06
Como se vê, Lula tem problema mesmo é com parte da base aliada, não com parte da oposição. Com a ajuda do PSDB, o governo conseguiu aprovar a Medida Provisória que garante reajuste de 5,01% aos aposentados que recebem mais de um salário mínimo. O PFL queria 16,67%, mas não conseguiu o número necessário de votos. O líder tucano no Senado, Arthur Virgílio (AM), disse que a bancada estava livre para votar, mas defendeu a proposta do governo. Num discurso mais arrumado do que um líder governista, afirmou: “A bancada está livre para votar como quiser, mas eu recomendo o voto não [ao reajuste de 16,67%]. Não me ponho de acordo com –a esta altura, quando denuncio que há um nó fiscal que tem de ser desatado no país– sugerir que o governo gaste mais. Ao contrário, entendo que ele precisa cortar despesas”. Muito bem. Virgílio não quer sujar o shortinho com oposicionismo sistemático. Vai ganhar a medalha de honra ao mérito. Eu já disse o que acho: a esta altura, o debate sobre os recursos é irrelevantes. Tratava-se de aplicar um derrota política ao governo. Lula sempre teria o instrumento do veto. Um governo precisa aprender a ser impopular. Quando, no entanto, há uma oposição que topa ser impopular em seu lugar, ele pode se dispensar desse peso.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.