Como se vê, Lula tem problema mesmo é com parte da base aliada, não com parte da oposição. Com a ajuda do PSDB, o governo conseguiu aprovar a Medida Provisória que garante reajuste de 5,01% aos aposentados que recebem mais de um salário mínimo. O PFL queria 16,67%, mas não conseguiu o número necessário de […]
Por Reinaldo Azevedo
Atualizado em 31 jul 2020, 22h56 - Publicado em 6 dez 2006, 20h06
Como se vê, Lula tem problema mesmo é com parte da base aliada, não com parte da oposição. Com a ajuda do PSDB, o governo conseguiu aprovar a Medida Provisória que garante reajuste de 5,01% aos aposentados que recebem mais de um salário mínimo. O PFL queria 16,67%, mas não conseguiu o número necessário de votos. O líder tucano no Senado, Arthur Virgílio (AM), disse que a bancada estava livre para votar, mas defendeu a proposta do governo. Num discurso mais arrumado do que um líder governista, afirmou: “A bancada está livre para votar como quiser, mas eu recomendo o voto não [ao reajuste de 16,67%]. Não me ponho de acordo com –a esta altura, quando denuncio que há um nó fiscal que tem de ser desatado no país– sugerir que o governo gaste mais. Ao contrário, entendo que ele precisa cortar despesas”. Muito bem. Virgílio não quer sujar o shortinho com oposicionismo sistemático. Vai ganhar a medalha de honra ao mérito. Eu já disse o que acho: a esta altura, o debate sobre os recursos é irrelevantes. Tratava-se de aplicar um derrota política ao governo. Lula sempre teria o instrumento do veto. Um governo precisa aprender a ser impopular. Quando, no entanto, há uma oposição que topa ser impopular em seu lugar, ele pode se dispensar desse peso.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.