Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

300 mil podem estar nas ruas no Rio; um dia depois de redução de tarifas, mais violência. Eu continuo a repudiar o Bebê de Rosemary. Não contem comigo! PM é agredida, mas jornalista e professor culpam a vítima!

Fala-se em até 300 mil pessoas, quem sabe mais, ao longo de toda a extensão da Avenida Presidente Vargas, no Rio. Um grupo grande, muitos mascarados, tentou invadir a área de segurança estabelecida pela polícia para proteger a Prefeitura. A Polícia Militar teve de reagir com bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral. Segundo […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 05h57 - Publicado em 20 jun 2013, 20h33

Fala-se em até 300 mil pessoas, quem sabe mais, ao longo de toda a extensão da Avenida Presidente Vargas, no Rio. Um grupo grande, muitos mascarados, tentou invadir a área de segurança estabelecida pela polícia para proteger a Prefeitura. A Polícia Militar teve de reagir com bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral. Segundo Leilane Neubarth, na GloboNews, e um professor chamado Geraldo Tadeu Monteiro, o erro é da Polícia Militar, que usou a Cavalaria. Ela diz que cavalos assustam e se assustam. Eles, que os bichos provocam a massa. Não se deu destaque ao óbvio: parte dos manifestantes é que avançou contra a polícia. Faz-se uma confusão danada entre bomba de gás lacrimogêneo — que têm o tal gás que faz chorar — e a de efeito moral, que só faz barulho, emite um clarão e solta fumaça. Serve pra assustar apenas.

Mais uma vez, ouve-se a falácia de que meia dúzia de pessoas más se infiltram entre milhares de pessoas boas. Desde o começo, no Rio, contam-me amigos cariocas, manifestantes anunciavam que havia chegado a hora da Prefeitura — numa alusão à invasão da Assembleia Legislativa.

O professor Geraldo Tadeu manda pau na polícia. Segundo ele, a repressão piora tudo. Acho que a PM deveria se encaminhar à sede da GloboNews e levar o professor para o seu Centro de Operações. Ele diria, então, o que fazer.

É impressionante!
E surrealista!
É estupidificante!

Continua após a publicidade

Mais uma vez, uma manifestação que a imprensa insiste em chamar de “pacífica” — como se houvesse “pacifismo” em impedir as pessoas de ir e vir — degenera em violência, mas se acusa apenas uma suposta “minoria”. Há pelo menos quatro fogueiras acesas nas imediações da Prefeitura. A Polícia Militar do Rio segue sendo demonizada na GloboNews, sem nenhuma crítica aos baderneiros.

Ontem, a Prefeitura e o governo do Rio anunciaram que as tarifas tiveram o preço reduzido. Hoje, convenham, o dia poderia ser de comemoração e de celebração. Mas não é assim quando se desperta a Besta, quando se acorda o Bebê de Rosemary.

Não, meus caros leitores, eu não darei para esse tipo de movimento 20 centavos de gorjeta, nada! Isso que vejo nas ruas são hordas. Estão ali, agindo daquela maneira, como resultando de 10 anos de ataques sistemáticos à ordem e à institucionalidade, patrocinados, ao longo desse tempo, pelo PT.  O Bebê de Rosemary do PT cresceu.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.