Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

X completa 11 dias fora do ar sem nenhuma multa por uso de VPN

Rede foi bloqueada por Alexandre de Moraes, após Elon Musk descumprir decisões judiciais -- rede tem cerca de 40 milhões de usuários no Brasil

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 11 set 2024, 11h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • (COMBO) This combination of files pictures created on August 29, 2024 shows South African businessman Elon Musk arriving at the Tenth Breakthrough Prize Ceremony at the Academy Museum of Motion Pictures in Los Angeles, California, on April 13, 2024, and the Supreme Court’s Judge Alexandre de Moraes speaking during a session in Brasilia on June 18, 2024, to analyse charges against alleged silent partners in the murder of Rio de Janeiro councilwoman Marielle Franco. A Brazilian supreme court judge on August 28, 2024, ordered billionaire Elon Musk to appoint a new representative for his social network X within 24 hours, or else the platform will be suspended in the country. (Photo by ETIENNE LAURENT and EVARISTO SA / AFP)
    A ordem de Moraes já foi referendada pela Primeira Turma do Supremo, mas duas ações que questionam a decisão de Moraes seguem no gabinete do ministro Nunes Marques, que já deu sinais de que levará o tema ao plenário do Supremo (Etienne Laurent/Evaristo Sa/AFP)

    No dia 30 de agosto, o ministro Alexandre de Moraes mandou bloquear o X no Brasil, depois de o empresário Elon Musk ter anunciado que não iria cumprir ordens judiciais de bloqueios de perfis nem apresentar um representante formal da rede social no país.

    A decisão de Moraes começou a ser cumprida pela Anatel e vários dos cerca de 40 milhões de usuários estimados da rede no país perderam acesso ao X no dia seguinte.

    Onze dias depois, muitos buscaram redes concorrentes — Threads e bluesky, por exemplo — para continuarem acompanhando notícias e debates no país.

    A ordem de Moraes já foi referendada pela Primeira Turma do Supremo, mas duas ações que questionam a decisão de Moraes seguem no gabinete do ministro Nunes Marques, que já deu sinais de que levará o tema ao plenário do Supremo, tão logo a PGR e a AGU se manifestem sobre o caso.

    Uma das ações tem relação com a ameaça de multa de 50.000 reais, imposta por Moraes, a usuários que acessarem a rede por meio de VPN. Interlocutores do STF informaram ao Radar, nesta quarta, que até hoje ninguém foi multado por causa disso no país.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.