PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Um dia após criar dia do espiritismo, Bolsonaro veta o dos Povos Indígenas

Nova nomenclatura apenas substituiria a do já conhecido Dia do Índio; data permaneceria a mesma, celebrada em 19 de abril

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 1 jun 2022, 23h38 - Publicado em 1 jun 2022, 23h30

Um dia após oficializar o Dia Nacional do Espiritismo, Jair Bolsonaro decidiu vetar o Dia dos Povos Indígenas.

A nova nomenclatura, aprovada pelo Congresso, apenas substituiria a do já conhecido Dia do Índio. A data permaneceria a mesma, celebrada em 19 de abril.

De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência, a mudança foi barrada para “manter a expressão já consolidada na cultura do povo brasileiro”.

O projeto de lei 5.466/2019, da deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR), foi aprovado no início de maio pelo Senado. O texto defendia que a nomenclatura, no plural, pretendia abarcar as diversas etnias e identidades indígenas do país.

“Reconhecer os povos indígenas, no plural, é mais do que uma correção formal. A partir desse gesto, podemos celebrar a sua diversidade e refletir sobre como acolher e incluir essas identidades numa sociedade democrática e pluralista, repudiando o impulso integracionista que o passado colonial nos legou”, declarou na ocasião o relator Fabiano Contarato (PT-ES).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.