TSE caminha para barrar primeiro recurso de ficha-suja
O TSE deve barrar esta noite o primeiro recurso de um candidato ficha-suja. Está na pauta para os ministros apreciarem o registro da candidatura de Francisco das Chagas Alves a deputado estadual no Ceará. Francisco teve seu registro rejeitado pelo Tribunal Regional Eleitoral cearense por ter sido condenado, pelo mesmo tribunal, por compra de votos […]
O TSE deve barrar esta noite o primeiro recurso de um candidato ficha-suja. Está na pauta para os ministros apreciarem o registro da candidatura de Francisco das Chagas Alves a deputado estadual no Ceará. Francisco teve seu registro rejeitado pelo Tribunal Regional Eleitoral cearense por ter sido condenado, pelo mesmo tribunal, por compra de votos quando concorreu ao cargo de vereador do município de Itapipoca, no interior do estado.
No tribunal, há uma maioria que defende a tese de que a Lei da Ficha Limpa tem efeitos sobre condenações passadas – é o caso de Francisco das Chagas. Ainda assim, ao menos o voto de Marco Aurélio Mello é dado como certo em favor da candidatura dele. O Ministério Público é contrário. O processo dele chegou a entrar na sessão do TSE de terça-feira, mas não foi à votação.
(Atualização às 22h25: Ricardo Lewandowski pediu vista do processo antes de o relator, Marcelo Ribeiro, completar seu voto, que sinalizava liberar a candidatura de Francisco das Chagas)