Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

TCU usará satélites para fiscalizar obras públicas em tempo real no país

Acordo firmado com o Ministério da Justiça dará acesso aos técnicos do tribunal a 180 satélites já usados pela Polícia Federal no combate ao crime

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 ago 2024, 17h07 - Publicado em 14 ago 2024, 17h01

Presidente do TCU, Bruno Dantas assinou um acordo com o Ministério da Justiça que vai permitir ao tribunal fiscalizar em tempo real todas as obras públicas no país.

Pelo acordo assinado com o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Manoel Carlos de Almeida, os técnicos do TCU vão acessar a plataforma Rede Mais, que fornece imagens do território nacional capturadas por 180 satélites, em tempo real.

Largamente utilizada pela Polícia Federal, a tecnologia permitirá que os auditores acompanhem em detalhes se o cronograma das construções está sendo cumprido e se é compatível com o investimento realizado.

Segundo Dantas, o acordo de cooperação é “uma notícia extraordinária” para o TCU, que passará a contar com um recurso tecnológico relevante para cumprir sua competência constitucional de fiscalizar repasses a obras nos mais de cinco mil municípios brasileiros.

Continua após a publicidade

“É evidente que os nossos 1.600 auditores não dariam conta de fiscalizar tudo, em campo. O compartilhamento do uso dessa tecnologia nos permitirá realizar o nosso trabalho com a qualidade necessária. Conseguiremos acompanhar se a execução física de uma obra é compatível com a execução financeira. Se houver descompasso, aí sim entrarão em campo auditores para regularizar a situação”, explicou o ministro.

Durante a reunião, o secretário-executivo do ministério ressaltou que sua equipe está à disposição da Corte de Contas para auxiliar na melhor utilização da plataforma. “Será uma poderosa ferramenta para o TCU, que agora terá o seu olhar em cima das obras do país, com uma constelação de satélites de última geração, oferecendo imagens em tempo real”, afirmou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.