Surge uma nova testemunha da ação militar bolsonarista contra o TSE
Cotado para vice de Jair Bolsonaro, o ex-ministro Walter Braga Netto é citado no tribunal como um personagem vital na ação contra a urna

Quando criou a Comissão de Transparência Eleitoral no TSE, Luís Roberto Barroso convidou o contra-almirante Marcelo Gurgel — até aqui, um nome desconhecido nessa novela — para representar os militares no grupo. O almirante já havia atuado em assuntos semelhantes aos tratados pelo TSE e tinha o aval da cúpula da força para integrar o colegiado.
Ao saber da escolha, porém, Walter Braga Netto, então chefe da Defesa, vetou o especialista da Marinha e plantou no tribunal o general Heber Garcia. O movimento de Braga Netto, hoje cotado para vice de Jair Bolsonaro, é lembrado no TSE como o início da “operação militar do Planalto” para desacreditar o sistema eleitoral.
Foi Garcia que produziu o documento com suspeitas sobre o sistema eleitoral. O relatório foi dado a Braga Netto, que o entregou a Bolsonaro. O presidente usa o texto de Garcia para atacar o TSE e as urnas eletrônicas.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.