STF nega a Vaccari acesso a mensagens da Vaza-Jato obtidas por Lula
Ex-tesoureiro do PT tenta obter cópia das mensagens da Lava-Jato interceptadas por hackers
O ministro Ricardo Lewandowski, do STF, negou o pedido feito pela defesa do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto para ter acesso às mensagens da Lava-Jato interceptadas por hackers.
O material faz parte da Operação Spoofing, que investigou ataques cibernéticos a telefones de centenas de autoridades.
O pedido de Vaccari Neto foi feito na ação apresentada pelos advogados do ex-presidente Lula, Cristiano e Valeska Martins, que tiveram o acesso às mensagens autorizado por Lewandowski.
Ao negar o pleito do ex-tesoureiro do PT, o ministro entendeu que não poderia estender a “terceiros” os efeitos da decisão que beneficiou Lula. Isto porque a autorização obtida pelo petista é restrita apenas às mensagens que direta ou indiretamente refiram-se a ele ou que tenham relação com as investigações e as ações penais que o envolvam.
“O peticionante aparentemente não integra a citada relação processual – instaurada, repiso, em desfavor do ex-presidente e em que recaem as decisões por mim proferidas neste feito -, de sorte que, como visto, tem-se como inviável o acolhimento do pedido de extensão”, escreveu Lewandowski sobre o pedido de Vaccari Neto.
No caso das mensagens de Lula, a PF já entregou o material à defesa do ex-presidente.