STF começa a julgar ação contra fundão eleitoral de R$ 4,9 bilhões
Recursos tiveram aumento de quase 200% em relação às últimas eleições; julgamento será o primeiro grande caso relatado por André Mendonça na Corte

O STF deve começar a julgar nesta quarta a ação do partido Novo que questiona o fundo eleitoral aprovado para as eleições. A inclusão do tema na pauta foi definida pelo presidente da Corte, o ministro Luiz Fux, e será o primeiro grande caso relatado por André Mendonça no Supremo.
Os recursos, que inicialmente seriam de 2,1 bilhões de reais, foram fixados em 4,9 bilhões de reais durante a aprovação do Orçamento no Congresso — parlamentares queriam que o governo elevasse o valor para 5,7 bilhões.
Segundo o advogado do Novo, Paulo Roque Khouri, o projeto teve o cálculo majorado em quase 200% ao sair do Congresso, o que configura vício de iniciativa.
“A alteração do cálculo deu-se através de um vício de iniciativa, já que por meio de emenda do Congresso Nacional foi criada nova despesa na Lei Orçamentária Anual, impondo a destinação de verbas públicas para o fundo eleitoral”, diz Khouri.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.