Siemens pode ser multada em 24 milhões de reais
Hoje tem um julgamento no Cade de um processo cujo réu é a Siemens VDO, braço da Siemens que produz tacógrafos, equipamento para medir velocidade e que é obrigatório em alguns ônibus e caminhões. Será a primeira vez que o Cade julga uma prática contra a concorrência feita por meio de ações da Justiça. Para desbancar […]
Hoje tem um julgamento no Cade de um processo cujo réu é a Siemens VDO, braço da Siemens que produz tacógrafos, equipamento para medir velocidade e que é obrigatório em alguns ônibus e caminhões.
Será a primeira vez que o Cade julga uma prática contra a concorrência feita por meio de ações da Justiça.
Para desbancar sua principal concorrente, uma empresa de Minas Gerais, a Siemens, que possui 85% desse mercado, entrou na Justiça contra a concorrente, alegando que seus produtos estavam fora das normas. Com isso, amedrontou não só essa empresa como outras – que preferiram não entrar na briga pelo mercado a serem processadas pela Siemens.
A tendência do Cade é condenar a Siemens a pagar multa de 2% do faturamento (como no caso da Ambev) – ou 24 milhões de reais. A multa máxima, porém, pode chegar a 30% do faturamento.