Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Setor de Ciência e Tecnologia denuncia novo corte de verbas no governo

Diferentes programas do Ministério de Ciência e Tecnologia 'serão drasticamente prejudicados com a descontinuidade no financiamento', dizem entidades

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 17 out 2022, 16h30

Entidades que integram a comunidade científica no Brasil denunciam um novo corte de recursos promovido pelo governo de Jair Bolsonaro em políticas do setor. Em uma nota, nove entidades afirmam que o governo anulou dotação orçamentária de diferentes programas e projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação financiados com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Segundo as entidades, em 6 de outubro, o governo editou uma portaria abrindo crédito suplementar em favor dos Ministérios da Economia e do Desenvolvimento Regional. “A referida portaria retirou 1,2 bilhão de reais da ciência brasileira, desviando esses recursos para despesas ordinárias em outros ministérios. Restaram, por enquanto, apenas 600 milhões de reais, valor absolutamente insuficiente para honrar todos os compromissos assumidos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, CNPq e Finep, inclusive com vários editais públicos lançados, alguns até com resultados já publicados e divulgados. A sociedade brasileira poderá testemunhar o maior desvio de um governo em seus compromissos com a Ciência”, dizem as entidades.

“Serão drasticamente prejudicados com a descontinuidade no financiamento, devido à nova portaria, o Programa Brasil na Fronteira do Conhecimento, o Programa Espacial Brasileiro e o Programa de Tecnologias Aplicadas, Inovação e Desenvolvimento Sustentável, entre outros”, seguem as entidades.

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.