Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Senador diz que chance de o Congresso derrubar independência do BC é zero

'O Lula não está acostumado a governar com essa novidade que veio para ficar', disse Oriovisto Guimarães, líder do Podemos no Senado

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 fev 2023, 18h16 - Publicado em 8 fev 2023, 18h13

Líder do Podemos no Senado, o senador Oriovisto Guimarães (PR) afirmou que “é zero” a chance de o Congresso reverter a lei que garantiu a autonomia do Banco Central. O tema que tem sido alvo frequente de críticas de Lula.

Segundo o senador, a independência da autoridade monetária existe “nas nações mais civilizadas do mundo”, como EUA, Inglaterra e França, e foi conquistada a duras penas no Brasil.

Ele afirmou que a briga de Lula com o BC é uma forma de o presidente se eximir de culpa por não conseguir dar um jeito na economia.

“Eu acho que é uma maneira de [o Lula] expiar a própria culta, de um governo que não tem saída para a economia e põe a culpa no Banco Central, dizendo que é porque o juro tá alto. Isso é uma tolice. Se o juro tá alto é por causa da inflação e se existe inflação, é por causa de déficits sucessivos do governo federal”, disse Guimarães.

Continua após a publicidade

O senador disse que como o mecanismo não existia nos dois últimos mandatos de Lula, o petista agora estaria estranhando o novo modelo. “O presidente Lula não está acostumado a governar com essa novidade que veio para ficar. A chance que o Congresso vote alguma coisa para retirar a autonomia do banco central é zero. Aqui acho que não passa”, disse.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.