Abril Day: Assine Digital Completo por 2,99
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Sem recuo de Lula no IOF, Motta e Alcolumbre não irão ao STF

Presidente do Senado e o chefe da Câmara serão representados pelos advogados do Parlamento na reunião de conciliação com Moraes

Por Marcelo Ribeiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 15 jul 2025, 09h30

Em meio à sinalização do governo Lula de que não recuará sobre o decreto do IOF, os presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, não comparecerão à audiência de conciliação entre os Poderes para tratar do tema.

O encontro entre os Poderes foi marcado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, depois que ele decidiu invalidar tanto o decreto do Executivo que pretendia aumentar o IOF quanto a derrubada da medida pelo Legislativo. O objetivo é que eles cheguem a uma saída consensual.

Nos últimos dias, porém, aliados de Lula vem sinalizando que o governo defenderá o decreto, sem muita margem de negociação. Isso foi externado publicamente pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.

O gesto contribuiu para que os chefes do Legislativo decidissem não ir ao STF. Eles serão representados pelos advogados das duas Casas.

Durante a audiência, os representantes do Congresso defenderão a legitimidade do PDL aprovado pelos plenários de Câmara e Senado, reforçando a posição que já foi dada no ofício que encaminharam a Corte na semana passada.

Por isso, não se espera que a audiência de conciliação tenha um desfecho. Há o reconhecimento de que a iniciativa pode fazer com que Executivo e Legislativo inaugurem um debate sobre uma eventual solução alternativa. A leitura, porém, é que isso só acontecerá se todos os atores envolvidos cederem.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a 2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.