Sem Bolsonaro, Mourão representa o Brasil em Cúpula do Mercosul no Uruguai
Este será o último evento da organização no atual governo
O presidente Jair Bolsonaro desistiu de mais uma agenda internacional, que será cumprida por Hamilton Mourão. A Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul ocorre nesta terça em Montevidéu. Além do vice-presidente, a comitiva brasileira que chega nesta segunda à capital do Uruguai contará com o ministro das Relações Exteriores, Carlos França.
Questionado pelo Radar sobre sua participação no evento, Mourão respondeu que irá “apresentar os trabalhos realizados pelo nosso governo em prol do fortalecimento do Mercosul”. Ele disse ainda que não recebeu nenhuma orientação do chefe para sua apresentação.
Bolsonaro já havia abdicado de ir ao Egito para a COP 27, no mês passado. O seu governo foi representado pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, na conferência, que teve Lula como um dos protagonistas. O presidente eleito pediu, inclusive, que o Brasil sedie o encontro das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas em 2025.
Desde o breve discurso dois dias após o resultado das eleições, Bolsonaro não falou com a imprensa. Recluso no Palácio da Alvorada na maior parte desse tempo, o presidente saiu poucas vezes — foi a dois eventos militares e a um jantar de confraternização do PL — e não se pronunciou publicamente.







