Risco de acidente
Uma auditoria do TCU feita em Tocantins num trecho da ferrovia Norte-Sul que vai de Córrego Gavião a Riacho Fundo apontou uma série de problemas na execução da obra, tocada pela Valec. Há defeitos de todos os tipos: não existem marcos de referências nas curvas, há desnivelamento da via férrea, a obra está com qualidade […]
Uma auditoria do TCU feita em Tocantins num trecho da ferrovia Norte-Sul que vai de Córrego Gavião a Riacho Fundo apontou uma série de problemas na execução da obra, tocada pela Valec.
Há defeitos de todos os tipos: não existem marcos de referências nas curvas, há desnivelamento da via férrea, a obra está com qualidade deficiente, houve gestão temerária do empreendimento, a largura mínima de plataforma é inadequada, há deficiência no controle de qualidade dos trilhos e na qualidade das soldas.
Enfim, um cenário que, segundo os técnicos do TCU , levam a um “risco de acidente ferroviário combinado com dano material”.
Devido aos problemas, o TCU deu um prazo de 60 dias para a Valec apresentar um plano para resolver os problemas e encaminhou cópia do relatório para a Comissão de Fiscalização do Congresso e para o Ministério do Transporte.