Reclamações sobre consignado não solicitado têm alta de 266%
Levantamento foi feito pelo Reclame Aqui com 450 empresas

As reclamações sobre empréstimos consignados contratados sem autorização do cliente tiveram alta de 266% no último ano, aponta levantamento do Reclame Aqui.
O índice leva em consideração as queixas registradas na plataforma no primeiro quadrimestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020.
A pesquisa foi feita com 450 empresas em todo o país. No total, as reclamações sobre empréstimo não solicitado saltaram de 649 para 2.374.
Consignados são empréstimos vinculados diretamente à folha de pagamento do contratante. As parcelas são descontadas do holerite ou do benefício do INSS, no caso de aposentados e pensionistas.
A liberação de um valor não solicitado geralmente é sinal de golpe. Em muitos casos, o criminoso obtém dados pessoais do cidadão, contrata o empréstimo em seu nome, saca o dinheiro e, em seguida, deixa as parcelas para a vítima pagar.
Também é possível que o falsário deposite, de fato, o dinheiro na conta do cidadão. Nesse caso, a vantagem do criminoso é ficar com as comissões da intermediação do empréstimo.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.