Último mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Reajustes aceitos

A Federação Interestadual das Escolas Particulares (FIEP) conseguiu uma decisão favorável na Justiça do Distrito Federal para que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que opera o Fies, regularize o funcionamento do sistema de renovação dos financiamentos estudantis. A juíza Luciana Raquel Moura, da 7ª Vara Federal do Distrito Federal, decidiu que o […]

Por Da Redação Atualizado em 31 jul 2020, 01h54 - Publicado em 12 mar 2015, 20h39
estudante

Reajustes previstos pelas universidades não impedirão renovação do Fies

A Federação Interestadual das Escolas Particulares (FIEP) conseguiu uma decisão favorável na Justiça do Distrito Federal para que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que opera o Fies, regularize o funcionamento do sistema de renovação dos financiamentos estudantis.

A juíza Luciana Raquel Moura, da 7ª Vara Federal do Distrito Federal, decidiu que o sistema do Fies não pode mais restringir renovações e aditivos em contratos ao piso e ao teto estabelecidos pelo FNDE para reajustes nas mensalidades. O reajuste mínimo é de 4,5%; o máximo, de 6,41%.

Os novos preços das mensalidades, sem limites para aumento, haviam sido fixados pelas universidades em novembro de 2014; as restrições aos reajustes, por sua vez, só foram determinadas pelo FNDE em janeiro de 2015.

Por causa da mudança de regras no meio do jogo, os estudantes cujas mensalidades foram reajustadas acima e abaixo dos limites vinham tendo as renovações do Fies automaticamente rejeitadas pelo sistema. Agora, com a decisão judicial que destrava o sistema, poderão regularizar contratos e matrículas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.