Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Laísa Dall'Agnol e Lucas Vettorazzo. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

PT quer convocar presidente do BC para explicar a inflação na Câmara

Líder do partido apresentou requerimento em que pede que Roberto Campos Neto dê esclarecimentos sobre índice de preços acima da meta em 2021

Por Lucas Vettorazzo Atualizado em 13 jan 2022, 16h59 - Publicado em 13 jan 2022, 16h55

O líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes, apresentou requerimento para convocar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a dar explicações no plenário da Câmara dos Deputados do porquê de a inflação de 2021 ter superado em mais de duas vezes a meta de 3,75% para o ano estipulada pela própria autoridade monetária. O IPCA, o índice oficial de preços medido pelo IBGE, ficou em 10,6% no ano que passou, o maior patamar desde 2015.

Lopes pede ao presidente da Câmara, Arthur Lira, que uma sessão plenária seja transformada em Comissão Geral “com a finalidade de debater os resultados negativos dos índices oficiais de inflação apurados no ano de 2021, as razões para o descumprimento das metas primárias de inflação no período e as projeções sobre a futura política monetária sob a responsabilidade do Banco Central do Brasil para conter a inflação ao longo do ano de 2022”.

O requerimento é assinado pela bancada federal do PT e sua coautoria está aberta para assinaturas de deputados de outros partidos.

Publicidade