Prefeitos acusam governo de inércia e pressionam por compra de vacina
Em ofício enviado a Bolsonaro, gestores pedem que ministério adquira a produção que o Butantan ameaça vender para o exterior

Prefeitos das maiores cidades do país encaminharam ofício a Jair Bolsonaro com o apelo de que o governo adquira as 54 milhões de doses da vacina Coronavac a serem produzidas pelo Instituto Butantan nos próximos meses.
No documento, a Frente Nacional dos Prefeitos diz que a inércia da União está causando “enormes problemas dentro do país e internacionalmente também”.
Os prefeitos afirmam que essas vacinas precisam ficar no Brasil e não serem exportadas, ao menos nesse momento. O governo paulista ameaçou vender essa produção para países vizinhos se o governo não adquiri-la.
“E caso as doses não sejam de interesse nacional, que sejam liberadas para os entes subnacionais comprarem diretamente”, diz o ofício, enviado também ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.
“O Brasil precisa urgentemente de sua população imunizada para a retomada da economia, não resta dúvida, assim como os brasileiros precisam da segurança de que a federação, União, estados e municípios, estão fazendo sua parte para isso”, diz o texto, assinado por Jonas Donizetti, presidente da FNP.
A frente é composta por 412 cidades com mais de 80 mil habitantes, o que representa todas as capitais, 61% da população e 74% do PIB do país.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)