Prefeito de SP abre caminho para resolver dívida bilionária com União
Município deve 25 bilhões e débito seria zerado por meio de negociação envolvendo o Campo de Marte

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB-SP), diz que está próximo um acordo para quitar a dívida do município com a União.
Hoje avaliado em 25 bilhões de reais, o débito seria zerado após um acerto envolvendo o Campo de Marte, na zona norte da capital. A prefeitura gasta, mensalmente, 250 milhões para mitigar a dívida.
A disputa é antiga: o aeroporto passou para a União após a derrota de São Paulo na Revolução Constitucionalista de 1932 e, anos depois, a Prefeitura passou a exigir o ‘aluguel’ acumulado. A briga está no STF, com último voto favorável ao município.
“Dialogamos de haver um encontro de contas, em que o município ficaria sem a sua dívida e a União também resolveria essa questão judicial”, afirma Nunes.
De acordo com o prefeito, que esteve em reuniões em Brasília na última terça, será criado um comitê técnico com a Advocacia-Geral da União para coordenar e agilizar as negociações.
“Conversamos com o presidente Bolsonaro, que disse achar justo, desde que haja o parecer favorável da AGU, e pediu agilidade na situação”, diz Nunes.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.