PGR opina por rejeição de ação no STF contra foro de Flavio Bolsonaro
Augusto Aras se manifestou em recurso apresentado pela Rede para barrar decisão do TJRJ no caso das 'rachadinhas'

Em manifestação encaminhada ao Supremo Tribunal Federal, o procurador-geral da República, Augusto Aras, recomendou a rejeição de uma ação ajuizada pela Rede contra a decisão do Tribunal de Justiça do Rio que garantiu foro privilegiado ao senador Flávio Bolsonaro no caso das rachadinhas.
O PGR apontou questões processuais para emitir o parecer. Segundo Aras, “é incompatível com o controle normativo abstrato próprio da ação direta de inconstitucionalidade a regulação de situação concreta e individual, relacionada ao exame da incidência da regra de prerrogativa de foro a pessoa determinada”.
Apesar do parecer da PGR, a decisão cabe ao ministro Celso de Mello — relator da ação, que ainda em julho adotou o procedimento do rito abreviado na apreciação da matéria. Em junho, a 3ª Câmara Criminal do TJRJ entendeu que Flávio tem direito ao foro privilegiado de deputado estadual no processo. Antes, o caso era conduzido pela primeira instância.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.