Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Laísa Dall'Agnol e Lucas Vettorazzo. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Petistas querem Guedes no Senado para falar de offshore em paraíso fiscal

Jean Paul Prates e Paulo Rocha defendem que ministro explique suposta atuação para evitar tributação de recursos lá fora

Por Robson Bonin 5 out 2021, 09h30

Líder da minoria no Senado, Jean Paul Prates (PT-RN) apresentou requerimento na Comissão de Assuntos Econômicos da Casa para convocar o ministro da Economia, Paulo Guedes, a dar explicações sobre uma offshore que Guedes possui nas Ilhas Virgens Britânicas.

“O projeto de lei nº 2337, de 2021, que modifica as regras do imposto de renda e que atualmente tramita nesta Comissão, previa, no artigo 6º da versão original enviada pelo governo, a tributação sobre os lucros de recursos de pessoas físicas residentes no Brasil alocados em empresas estrangeiras (as offshores) que estejam sediadas em paraísos fiscais. De acordo com a proposta, a cobrança seria feita mesmo se o dinheiro não fosse trazido ao Brasil e deveria compor a declaração de ajuste anual do Imposto de Renda. Segundo o texto, até mesmo o rendimento resultante de variação cambial deveria ser tributado por se considerado ganho de capital. O ministro Paulo Guedes chegou a afirmar que esta versão tinha sido elaborada pela área técnica da Receita Federal e que precisava ser aperfeiçoada”, diz o petista.

Líder do PT no Senado, Paulo Rocha também assina o pedido de convocação.

Publicidade