É HOJE! Assine a partir de 1,49/semana

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Pesquisa do Planalto mostra atuação de Lula e Janja no G20

Polêmicas em torno da primeira-dama dominaram noticiário em parte do encontro, mas Lula conseguiu terminar a reunião com saldo positivo

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 29 nov 2024, 12h14 - Publicado em 29 nov 2024, 06h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Estudo da Secretaria de Comunicação da Presidência da República sobre a repercussão do G20, no Rio de Janeiro, mostra que Lula colheu bons frutos em sua atuação como líder internacional no evento.

    Os dados mostram que o noticiário sobre o presidente foi positivo dentro e fora do país. O retrato só não foi melhor por causa das polêmicas em torno da primeira-dama Janja, que ofuscaram a programação do encontro nos primeiros dias.

    O levantamento do Instituto Nexus, encomendado pelo Planalto, analisou 9.327 abordagens sobre o G20 na imprensa nacional, 2.220 na mídia estrangeira e 90.000 publicações coletadas nas redes sociais entre os dias 11 e 20 deste mês.

    Pode-se falar que o governo começou o G20 pelo purgatório. O festival de artistas bancado por estatais e encarnado na figura de Janja e as declarações dela sobre Elon Musk e um certo “bestão” dominaram as discussões sobre o G20.

    Foram 15.000 menções com “exposição majoritariamente negativa em volume de publicações (72,13%) e interações (87,94%)”. Por causa de Janja, Musk brilhou no G20. Em dois dias, o empresário teve o mesmo nível de exposição (3.000 citações) do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e só perdeu em destaque nas discussões sobre o G20 para Lula, o grande anfitrião do encontro.

    Continua após a publicidade

    Com o início da reunião de chefes de Estado, no entanto, Lula conseguiu reverter parte da onda negativa. O petista teve 21.000 menções, com destaque para a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. “O desempenho do mandatário foi predominantemente positivo em volume de publicações (63,30%) e em interações (55,82%)”, diz o estudo.

    Na fotografia geral, o G20 no Brasil deixou um legado positivo: “Tanto em volume de publicações (69%) quanto em engajamento (56,2%), as redes repercutiram o evento de maneira positiva. A prevalência positiva foi sustentada na imprensa nacional, com 64% dos conteúdos que enalteceram o ineditismo do G20 Social e o consenso alcançado no documento final do encontro. Na imprensa internacional, a exposição positiva foi registrada em 54% dos conteúdos analisados”.

     

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.