Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Pesquisa da CNI revela ‘gargalos’ à inovação na indústria brasileira

Falta de dinheiro, de mão de obra qualificada e de linhas de crédito são alguns obstáculos

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 1 jul 2020, 00h02

Para 43% das grandes e médias indústrias do Brasil, a inovação tem alto grau de importância. Para outros 23%, essa importância tem um grau muito alto. No entanto, o país ainda tem muito a fazer para implantar a cultura de inovação entre o empresariado: para 29% das empresas, a importância de adotar práticas inovadoras ainda é apenas média e para 5%, baixa ou muito baixa.

Os dados são do levantamento encomendado pela Confederação Nacional da Indústria ao Instituto FSB Pesquisa, que será apresentada nesta quarta, durante o lançamento da parceria entre a CNI e o SOSA, maior plataforma internacional de conexão entre startups, empresas e governos.

A parceria prevê operação conjunta da CNI com o grupo israelense, que tem em sua rede 15.000 startups prontas para gerar soluções para empresas e investidores associados ao grupo em todo o mundo. Empresas e startups brasileiras poderão usar a plataforma para buscar soluções e para levar suas ideias ao mundo.

Entre os principais motivos para o desestímulo entre as empresas que dão importância baixa ou muito baixa à inovação, estão a falta de pessoal qualificado para inovar (45%) e recursos financeiros (30%). Em terceiro lugar, vem a falta de acesso a crédito (21%) e há ainda quem alegue falta de interesse (16%).

Continua após a publicidade

No caso das empresas que dão importância média à inovação, a falta de recursos financeiros vem em primeiro (42%), seguido de falta de pessoal qualificado para inovar (37%), falta de acesso ao crédito (27%) e de parceiros para desenvolver inovações (22%). Entre esses, a falta de interesse cai para 9%.

Na pesquisa – realizada por telefone, entre 18 e 26 de junho deste ano – foram entrevistados executivos de 402 empresas industriais brasileiras de médio e grande porte, compondo amostra proporcional em relação ao número total de empresas desses portes em cada estado brasileiro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.