PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

PEC do fim da escala 6×1 atinge número mínimo de assinaturas na Câmara

Proposto pela deputada Érika Hilton, texto já pode tramitar no Congresso

Por Pedro Pupulim Atualizado em 13 nov 2024, 13h13 - Publicado em 13 nov 2024, 12h17

A Proposta de Emenda à Constituição da deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), que prevê o fim da jornada de trabalho 6×1, ou seja, com seis dias de trabalho e um de folga, ultrapassou, na Câmara, o número mínimo de 171 assinaturas para que o texto seja protocolado e comece a tramitar no Congresso Nacional. O texto contou com 194 assinaturas no sistema interno da Casa no início da manhã desta quarta.

Após o início da tramitação, para adquirir força de lei, o projeto precisará ser aprovado nas comissões da Câmara e, depois, no plenário da Casa em dois turnos, com o apoio de ao menos 308 dos 513 deputados.

Atualmente, a Constituição estabelece que a jornada de trabalho deva ser de até 8 horas diárias e até 44 horas semanais, o que viabiliza o trabalho por seis dias com um dia de descanso. A nova proposta mantém o limite de horas diárias trabalhadas, mas reduz para 36 semanais, com jornada de quatro dias por semana e três de descanso.

“Graças à mobilização da sociedade, em todo Brasil, ultrapassamos as 171 assinaturas necessárias para protocolar a PEC contra a Escala 6×1 e já nos aproximamos de 200 signatários e co-autores”, disse a deputada Hilton, em suas redes sociais.

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, afirmou que a redução de jornada é uma “tendência no mundo inteiro” pelo avanço tecnológico e que “cabe à sociedade e ao Congresso debater o tema”. Ele comentou o tema durante entrevista no Azerbaijão, onde chefia a delegação brasileira da Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP 29.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.