PDT de Ciro Gomes entra no TSE contra o aplicativo Bolsonaro TV
O app controlado pela família de Jair Bolsonaro reúne em uma só plataforma todas as postagens das redes sociais do presidente e de seus filhos

O PDT entrou no TSE para tentar tirar do ar o aplicativo Bolsonaro TV, uma plataforma na internet que promete reunir em um só lugar todo o conteúdo produzido para as redes sociais do presidente e de seus filhos Flávio, Carlos e Eduardo.
Nesta segunda, o presidente divulgou o aplicativo em seu perfil oficial no Twitter. O presidente do PDT, Carlos Lupi, argumenta na ação ao tribunal eleitoral que há suspeita de abuso de poder econômico por não estar esclarecido quem financia o site. Nas lojas virtuais da Apple e do Google, onde o app pode ser baixado gratuitamente, há a informação de que o desenvolvedor da aplicação é Rogério Cupti, que é funcionário do gabinete de Carlos Bolsonaro.
“Apesar de o anúncio feito pelo presidente apenas no início deste ano, o aplicativo já vem sendo avaliado por usuário desde o mês de julho de 2021. Ainda, constata-se do histórico de versões na página do aplicativo, na Appstore, que a versão 1.5.0 remonta há oito meses atrás, bem como a versão 1.5.2, que apresentou melhoria de desempenho e correção de bugs, ocorreu há sete meses atrás”, diz o PDT.
Por fim, o partido de Ciro Gomes disse que há o risco de o aplicativo automatizar a prática do presidente e de seus filhos de difundirem fake news e disse que o app pode ter sido criado com dinheiro de caixa 2 de campanha eleitoral.
“Bolsonaro potencializará a difusão do arsenal de fake news arquitetado pelo presidente da República e por todos aqueles da sua estirpe, em ordem a macular a integridade do regime democrático. Todo esse arsenal profanador dos princípios estruturadores do direito eleitoral e da administração pública, muito provavelmente foi construído por meio de financiamento através de fontes vedadas nesse período de pré-campanha, bem como também de ‘caixa 2’, o que também pode evidenciar a ocorrência de abuso de poder econômico”, diz o PDT.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.