PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Oi luta no STJ para não pagar multa milionária por post nazista

Funcionário usava computadores da telefônica para escrever mensagens de ódio

Por Mariana Muniz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 3 mar 2020, 07h28 - Publicado em 3 mar 2020, 07h28

O STJ julga, nesta terça-feira, ação em que a Oi tenta afastar decisão que a condenou a pagar 1 milhão de reais por danos morais coletivos, devido a publicações de cunho nazista e racista, feitas na extinta rede social Orkut por, supostamente, um de seus funcionários.

No caso, o empregado teria usado computadores localizados nas dependências da empresa para publicar os textos. O nome da comunidade era “Poder Nazista”. O relator é o ministro Herman Benjamin.

O Ministério Público, autor da ação, argumenta que a empresa foi omissa por não fiscalizar os atos do empregado e permitido que ele usasse o equipamento corporativo para promover a disseminação de ódio racial na internet.

O MP também argumenta que a telefônica não forneceu dados que permitissem identificar o funcionário responsável pelas postagens, descumprindo ordens judiciais e impedindo o andamento das investigações.

Em sua defesa, a companhia alega que, à época (2006), não havia possibilidade técnica para identificar o responsável pelas mensagens.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.