Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

OAB avalia processar ministro da Justiça por abuso de autoridade

Medida seria uma reação à abertura de inquérito contra advogado que criticou Bolsonaro

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 22 jan 2021, 19h09

A cúpula da OAB avalia acionar judicialmente o ministro da Justiça, André Mendonça, com base na Lei de Abuso de Autoridade, aprovada no Congresso com apoio do presidente Jair Bolsonaro em dezembro de 2019.

Integrantes da entidade consultaram o jurista Leonardo Antonelli, que elaborou parecer sobre as possíveis medidas legais cabíveis em face da conduta de Mendonça, que determinou a abertura de inquérito contra o advogado Marcelo Feller, acusado de praticar crime contra a segurança nacional por ter expressado publicamente sua opinião sobre o presidente.

Na avaliação do jurista, a conduta do ministro da Justiça poderia ser enquadrada em dois artigos da Lei de Abuso de Autoridade. Um deles aponta como crime de abuso de autoridade “dar início ou proceder à persecução penal, civil ou administrativa sem justa causa fundamentada ou contra quem sabe inocente”.

Caso leve à responsabilização criminal do ministro, o episódio pode atrapalhar os planos de Mendonça. Como se sabe, ele é um dos integrantes da Esplanada que busca se cacifar para uma vaga no Supremo — o posto exige “reputação ilibada”.

Na quinta-feira, o presidente da OAB, Feliz Santa Cruz, já havia emitido uma nota em repúdio à abertura de investigação contra o advogado. “O ministro da Justiça, André Mendonça, ao requisitar inquérito policial para investigar o advogado Marcelo Feller, busca atingir, mais uma vez, quem se manifesta de forma crítica ao descalabro do governo diante da pandemia que atinge os brasileiros”, escreveu.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.