Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

O pânico da campanha de Bolsonaro com a ‘onda Lula’ nas pesquisas

Pesquisa ajuda a 'criar ondas' no eleitorado, a tal expectativa de vitória, e, hoje, as correntes jogam a favor do adversário do presidente

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 21 set 2022, 15h23 - Publicado em 21 set 2022, 14h06

A praticamente dez dias da abertura da votação no primeiro turno, as pesquisas eleitorais registram, de modo geral, uma melhora de Lula e mostram Jair Bolsonaro estacionado ou perdendo força. Esse fenômeno, claro, tem erros, já que os diferentes institutos mostram cenários com o presidente competitivo, em alguns casos, e correndo risco de perder no primeiro turno para o petista, em outros.

O desespero da campanha de Bolsonaro, que chegou de madrugada ao Brasil do desastroso giro internacional, é que pesquisa ajuda a “criar ondas”, a tal expectativa de vitória, e, hoje, as correntes jogam a favor do adversário. Nessa fase da campanha, os aliados políticos do presidente esperavam que fosse o presidente a ditar avanços nas pesquisas.

A turma já tinha preparado o discurso do “Bolsonaro disparou” para tentar criar uma certa “onda verde e amarela” nos dias derradeiros do horário eleitoral.

Como as pesquisas não sustentam o desejo bolsonarista, a turma saiu nesta quarta atirando para todos os lados. As conversas nos grupos de WhatsApp da campanha de Bolsonaro adotam um clima de “urgência” na divulgação de ações do presidente e na propagação de ataques a Lula, como se fosse falta de visibilidade o fenômeno que fez Bolsonaro estacionar nas intenções de voto.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.