O nome do evento de Lula com líderes democráticos em Nova Iorque
Articulada pelos governos do Brasil e da Espanha, a reunião está em "fase de coordenação" e será realizada no dia 24, às margens da Assembleia Geral da ONU
Articulado há meses por Lula, em parceria com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, o evento que vai reunir líderes de países democráticos em Nova Iorque ganhou um nome: “Em defesa da democracia, combatendo os extremismos”.
Segundo o Itamaraty, os governos do Brasil e da Espanha estão em “fase de coordenação” para organizar a reunião, marcada para o próximo dia 24, durante a semana de alto nível da 79ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Até agora, pouco mais de dez dias antes, o governo ainda não divulgou o nome de nenhum participante confirmado no evento.
Na semana passada, o Radar mostrou que Lula já havia recebido 40 pedidos de encontros bilaterais à margem do evento da ONU. Pelo menos metade dos pedidos vieram de chefes de Estado e de governo.
Um dos eventos paralelos, no dia 23, é organizado pelo ex-presidente americano Bill Clinton, que fez o convite a Lula pessoalmente durante um telefonema há algumas semanas.