Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

No STF, governo critica expansão de cursos de medicina pela via judicial

Victor Godoy, do MEC, e Marcelo Queiroga, da Saúde, alertaram sobre o excesso de pedidos de liminares para a criação de novos cursos no país

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 17 out 2022, 17h39 - Publicado em 17 out 2022, 17h38

Na audiência pública convocada pelo STF nesta segunda para discutir politicas publicas de implementação de cursos de medicina no país, o ministro da Educação, Victor Godoy, e o chefe da Saúde, Marcelo Queiroga, defenderam a atual regulação do setor, a chamada Lei dos Mais Médicos. As pastas têm sido pressionadas a autorizar novos cursos e vagas de medicina por meio de liminares da Justiça Federal.

Em sua fala, Godoy se mostrou preocupado com o excesso de pedidos de liminares para a criação de novos cursos nos últimos anos, fora da regras em vigor. Nos últimos meses, segundo ele, o MEC respondeu a 145 ações judiciais sobre o tema que poderão criar mais de 14.000 vagas de medicina sem garantia de qualidade do ensino.

“A maior preocupação do MEC é com os estudantes, que fiados nas decisões judiciais, apostam seus sonhos e assumem gastos financeiros em um projeto estudantil que ao final pode não ser concretizado, pelo menos não em um curso que obteve autorização provisória”, disse Godoy.

Queiroga foi na mesma linha: “Essa é uma discussão complexa e que não vai se resolver buscando vagas em escolas médicas através de medidas judiciais. O Judiciário tem muita tarefa a fazer e não é abrindo vagas onde não há locais de prática que vamos resolver esse problema”, afirmou o ministro da Saúde sobre os pedidos para novos cursos.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.