Ao participar da abertura do Congresso Econômico Europeu na manhã desta quarta, em Katowice, na Polônia, o governador do Paraná, Ratinho Júnior, disse que não há contradição entre crescimento econômico e sustentabilidade.
“O Paraná hoje é um dos maiores exportadores de alimentos do mundo. A nossa produção chega a 170 nações. Consolidamos a posição de terceiro maior exportador de frango do planeta”, disse Ratinho.
Ele lembrou que, em 2023, o Estado exportou 82.000 toneladas de alimentos. De acordo com ele, a produção cresceu 12% nos últimos dez anos.
“Ao mesmo tempo, nosso estado apresentou queda de mais de 70% na taxa de desmatamento, aumento da cobertura vegetal e por três anos consecutivos fomos eleito o estado mais sustentável do Brasil pela OCDE”, completou.
Ratinho lembrou ainda que o mundo tinha na década de 1970 quatro bilhões de habitantes. “Hoje, somos oito bilhões, e em 2050 deveremos chegar a dez bilhões de pessoas no planeta”.
Segundo a ONU, com o aumento da população e o atual ritmo de consumo, o mundo vai precisar de 60% mais alimentos do que produz hoje em 2050: “O Paraná está pronto para atender a demanda do mundo”, finalizou.