PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Contra apagão nas UTIs, Saúde fala em confiscar remédios em fábricas

Pasta deve fazer requisição a laboratórios de medicamentos usados nas UTIs, como sedativos

Por Mariana Muniz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 1 jul 2020, 08h13 - Publicado em 1 jul 2020, 07h10

Além de todos os problemas ligados à natureza da pandemia de coronavírus, agora o Ministério da Saúde se vê diante de um apagão dos medicamentos usados nas UTIs, como os sedativos. Para tentar contornar o grave problema, a pasta já admite a possibilidade de confiscar remédios diretamente nas fábricas e laboratórios.

A informação foi dada pelo secretário nacional de Saúde, coronel Elcio Franco, em videoconferência nesta terça-feira com Comissão Externa do Coronavírus, convocada para discutir a falta de medicamentos.

ASSINE VEJA

Wassef: ‘Fiz para proteger o presidente’
Wassef: ‘Fiz para proteger o presidente’ Leia nesta edição: entrevista exclusiva com o advogado que escondeu Fabrício Queiroz, a estabilização no número de mortes por Covid-19 no Brasil e os novos caminhos para a educação ()
Clique e Assine

A requisição de medicamentos seria uma forma de suprir a necessidade emergencial dos hospitais que estão com estoques zerados. O secretário disse que o ministério cogita fazer o mesmo nos distribuidores de medicamentos, que estariam lucrando com o fato de alguns medicamentos terem subido de preço em até 1.000%. É o caso do anestésico Fentanil.

Segundo Franco, a pasta está trabalhando com a Organização Panamericana de Saúde (Opas) para fazer uma grande compra internacional, e prepara uma ata de registro de preços para uma compra nacional.

Se tudo der certo, admitiu ele, os medicamentos devem chegar em um mês. Apenas nas últimas 24 horas, o Brasil registou 33.846 novos casos de coronavírus e 1.280 mortes.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.