Ministério da Justiça terá curso sobre análise patrimonial de criminosos
Treinamento online é aberto a agendes de segurança de todo o país e é organizado em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina
A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, vinculada ao Ministério da Justiça, firmou parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, para oferecer um curso online sobre investigação e análise patrimonial de criminosos.
A capacitação online é aberta a todos os profissionais de segurança pública do país que integram o Sistema Único de Segurança Pública e tem como objetivo preparar os profissionais para identificarem patrimônios adquiridos com recursos ilícitos.
Os interessados devem efetuar a inscrição por meio da página do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp). O curso “Investigação e Análise Patrimonial” , com carga horária de 60 horas-aulas, é composto por quatro módulos : Análise Patrimonial; Base Legal da Investigação Patrimonial, Introdução ao Procedimentos Investigatórios Patrimoniais, e Medidas Cautelares Aplicadas aos Crimes Patrimoniais.
A capacitação favorece, também, a integração entre os órgãos federais e estaduais de segurança pública e contribui para avanço no combate ao narcotráfico e crimes conexos, por meio da difusão de conhecimentos, técnicas e tecnologias relacionadas à investigação patrimonial.
A análise patrimonial é parte da investigação financeira, que tem por objetivo identificar bens adquiridos por meio de atividades ilícitas. Trata-se da apuração dos produtos do crime, permitindo o rastreamento de patrimônios em nome do autor e de terceiros (laranjas), auxiliando no processo investigativo da lavagem de dinheiro.
Atacar os recursos financeiros dos criminosos, obstruindo seu uso e retirando-lhes a sua posse, contribui para a prevenção de novas fraudes e outras atividades ilícitas, inibindo o autofinanciamento de delitos.