Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Livro revela perfil ‘surpreendente’ de padres católicos brasileiros

José Carlos Pereira aplicou um questionário para milhares de sacerdotes do país e entrou em temas controversos na Igreja como a orientação sexual

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jan 2023, 19h11 - Publicado em 4 jan 2023, 18h41

O padre José Carlos Pereira vai lançar o livro “Operários da fé: o padre na sociedade brasileira” com um perfil “surpreendente” do clero brasileiro. O clérigo aplicou um questionário para outros 2.000 sacerdotes e não se eximiu de temas controversos na Igreja, como a orientação sexual.  

A pesquisa mostra que a maioria dos padres se autodeclara heterossexual. O autor lembra que há uma diferença entre celibato e castidade. Sacerdotes que pertencem a uma ordem fazem voto de castidade, que é a recusa de pensamentos libidinosos, enquanto a grande maioria, vinculada à dioceses, exerce o celibato, em que a pessoa se abstém do casamento e da sexualidade. 

.
Livro traz revelações inéditas sobre o perfil do clero brasileiro – (//Divulgação)

O levantamento também mostra que a maior parte dos padres tem origem simples e são do interior ou de áreas rurais. A carreira, em termos de estabilidade financeira e prestígio social, é gratificante, 75,8% dos padres se dizem satisfeitos com a remuneração. 

Continua após a publicidade

Mesmo assim, muitos clérigos se dizem estressados, trabalham com alta demanda e, um quarto dos entrevistados, não cumpre, por exemplo, um horário regular para refeições. Outra queixa é em relação à solidão, em especial, na velhice. Ainda que amparados com assistência médica e aposentadoria, boa parte dos sacerdotes vive o isolamento afetivo: se abstiveram de constituir família e se afastaram do grupo familiar que vieram. 

Para o autor do livro, o perfil do clero brasileiro, pela identificação cultural da sociedade com o catolicismo, é fundamental para entender o país. José Carlos Pereira afirmou que a publicação traz muitas informações inéditas sobre os agentes da Igreja no Brasil.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.