PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Líder do PSD retira candidatura na Câmara e declara apoio a Hugo Motta

De acordo Antonio Brito, já reconduzido para continuar no comando da bancada ao longo de 2025, não houve unanimidade sobre a decisão

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 nov 2024, 13h44 - Publicado em 13 nov 2024, 13h29

Ao lado de Gilberto Kassab, o líder do PSD na Câmara, Antonio Brito (BA), retirou nesta quarta-feira sua candidatura à presidência da Casa e declarou que a bancada apoiará Hugo Motta (Republicanos-PB), nome de Arthur Lira (PP-AL) para a sua sucessão. Aliada ao governo Lula, a sigla soma 44 deputados.

“Após conversas com o candidato Hugo Motta, após o debate que nós trouxemos aqui na semana passada das proporcionalidades e do cumprimento do tamanho do partido na Casa, a bancada decidiu, por proposta minha, retirar a candidatura a presidente da Câmara para que nós possamos dar sequência ao processo que ocorre com as demais lideranças da Casa e apoiar a candidatura de Hugo Motta”, disse Brito a jornalistas depois de reunião com seus correligionários.

Na prática, as “proporcionalidades” se traduzem na terceira ou na quarta secretaria e em uma suplência da Mesa Diretora, na manutenção das presidências das comissões de Turismo e de Minas e Energia em 2025 e na promessa de eleger um deputado do PSD para a presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO) em 2026.

De acordo com Brito, já reconduzido para continuar no comando da bancada no ano que vem, não houve unanimidade sobre a decisão. “Foi uma posição majoritária da bancada – muitos concordaram, outros não – , mas nós entendemos assim e pedimos ao presidente Kassab que estivesse junto conosco para mostrar que todos os membros do partido estão juntos em uma só decisão”, afirmou.

Brito também assumiu a liderança do bloco parlamentar MDB, PSD, Republicanos e Podemos, o segundo maior da Câmara. Ele declarou que ficará no cargo até a eleição à presidência da Casa, em 3 de fevereiro de 2025.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.