Lava-Jato do Rio está nas ruas contra empresas contratadas pelo governo
PF e MPF investigam empresários que fornecem mão de obra terceirizada para estado do Rio

A Lava-Jato do Rio está nas ruas nesta quinta-feira. A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal, deflagrou nesta quinta-feira a Operação “Favorito”, desdobramento das Operações Quinto de Ouro e Cadeia Velha.
A operação tem como alvo empresários que atuam no fornecimento de mão-de-obra terceirizada para o governo do Rio de Janeiro. Eles são suspeitos de pagarem propinas a conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro e deputados estaduais.
Os mandados foram expedidos pela 7ª Vara Criminal Federal do Rio de Janeiro, em razão dos indícios da prática dos crimes de lavagem de capital, organização criminosa, corrupção, peculato e evasão de divisas.
As investigações apontam que o grupo criminoso alavancou seus negócios com contratações públicas realizadas por meio das suas inúmeras pessoas jurídicas, entre elas Cooperativas de Trabalho e Organizações Sociais – inclusive se valendo da situação de calamidade ocasionada pela pandemia do Coronavírus, que autoriza contratações emergenciais e sem licitação, para obter contratos milionários de forma ilícita com o poder público.