Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Hugo Motta vira nome de Lira para obter consenso na Câmara

O nome do deputado ganhou força por contar com a simpatia do chefe da Câmara, do Planalto, do bolsonarismo e até de alguns adversários

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 set 2024, 13h18 - Publicado em 4 set 2024, 13h11

No quarto mandato de deputado, Hugo Motta, do Republicanos da Paraíba, virou o candidato de Arthur Lira e do governo na eleição a presidente da Câmara em fevereiro.

A reviravolta na disputa, que tinha Elmar Nascimento como favorito nas bolsas de aposta dos deputados, foi construída diante da constatação de que os nomes mais evidentes na briga não produziriam um consenso no plenário — fraturando o atual grupo político que elegeu Lira há quase dois anos.

Motta é essa tentativa de obter uma frente capaz de eleger o presidente no campo aliado de Lira sem despertar os instintos mais primitivos dos outros postulantes.

Motta tem o apoio de Lira, simpatia de outros candidatos e do próprio Planalto. Marcos Pereira desistiu nesta terça da disputa e declarou apoio a Motta. Fez isso depois de conversar com Lula e com o próprio Gilberto Kassab, cacique do PSD que apoia Antonio Brito. O próprio Brito, aliás, também não tem ressalvas sobre Motta.

O momento agora é de negociação para acomodar interesses dos candidatos que saíram da disputa ou que pode ainda sair — até cargo de ministro do TCU é citado nessas conversas.

Continua após a publicidade

Lira, nas palavras de aliados, está deixando “decantar” o processo para anunciar Motta como escolhido, tão logo os outros candidatos decidam o caminho a seguir.

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.