Herança petista tende a perdurar no Supremo por mais 25 anos
Para desespero de Lula e seus companheiros, Dias Toffoli, o mais jovem dos indicados pelo partido à corte, pode permanecer até 2043

Ao longo dos últimos quinze anos, o PT vem aprendendo de maneira dura que o peso da cadeira no Supremo é maior do que a gratidão pelo dono da caneta que escolheu seu ocupante.
Os ministros da corte indicados por Lula e Dilma Rousseff foram implacáveis com os processos de petistas que tramitaram na corte.
O último dos exemplos ocorreu na quarta (4), quando Rosa Weber, que chegou ao tribunal durante o governo Dilma, foi o fiel da balança para sacramentar a iminente prisão de Lula.
Antes, porém, durante o mensalão, José Dirceu já havia se afundado nas mãos de Fux, indicado pelo ex-presidente, e Joaquim Barbosa, escolha de Lula, varreu do mapa político e botou na cadeia uma penca de integrantes do núcleo duro do partido.
Nessa toada, os petistas precisarão escolher entre andar na linha ou aprender que a gratidão de um magistrado não entra em plenário.
A herança deixada por Dilma e Lula no Supremo tem vida longa. Se nenhum dos indicados ao STF pela dupla antecipar a aposentadoria e o PT não voltar ao poder para alçar novos juízes à corte, o último a sair de lá será Dias Toffoli.
Próximo presidente, ele tem 50 anos e como só precisará pendurar a toga daqui aos 75 anos, pode permanecer até 2043.
Além dele, há outros quadros jovens, como Luís Roberto Barroso (59 anos) e Luiz Fux (64), dupla que, nos sonhos do PT, deve uma contrapartida a Dilma por ter chegado onde estão.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.