Governo discute medidas para baixar preço das passagens aéreas
Ministros querem cobrar da Petrobras a redução do preço do querosene da aviação, fator importante no custo dos bilhetes aéreos

Os ministros do Turismo, Celso Sabino, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, se reuniram, na noite desta segunda, com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para tratar da redução do preço do querosene da aviação. Segundo levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil, o preço do combustível é responsável por cerca de 36,6% do valor dos bilhetes aéreos no país no primeiro semestre.
“Nos preocupa o fato de que o preço do combustível pode atrapalhar o bom momento que vive o turismo brasileiro, em especial na alta temporada que começa em novembro. A reunião de hoje é mais um ação do governo para tratar dessa questão que é um gargalo para toda a nossa atividade”, diz Sabino.
No Brasil, a Petrobras detém, atualmente, 93% da produção nacional de querosene, sendo o único importador do país. Os ministros consideram que a estatal pode baixar em até 13% o preço (0,49 centavos acima do Preço de Paridade de Importação), se considerada a paridade internacional. Algo em torno de 0,49 centavos acima do Preço de Paridade de Importação (PPI).