Globo sem preferência
A Globo perderá o direito de preferência de compra dos direitos de transmissão do Brasileirão, se o plenário do Cade confirmar os termos do acordo já costurado nos bastidores com a emissora e o Clube dos Treze. O assunto consta da pauta da sessão de hoje do colegiado. O direito de preferência funciona assim: mesmo […]
A Globo perderá o direito de preferência de compra dos direitos de transmissão do Brasileirão, se o plenário do Cade confirmar os termos do acordo já costurado nos bastidores com a emissora e o Clube dos Treze. O assunto consta da pauta da sessão de hoje do colegiado.
O direito de preferência funciona assim: mesmo se a Record, por exemplo, fizer uma proposta superior numa concorrência de envelopes fechados, a Globo pode fazer um novo lance e ficar com os direitos do campeonato.
O entendimento evitará a condenação da Globo e do Clube dos Treze por prática anticompetitiva – o que poderia render à emissora dos Marinho uma multa milionária. No entanto, só valerá para o contrato que terá vigência entre 2012 e 2014. Os atuais direitos de transmissão, que vencem em 2011, já foram adquiridos pelas Organizações Globo.