PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

G20 da Cultura defende pagamento de direito autoral por plataformas

Margareth Menezes diz que é importante prover "remuneração adequada aos criadores, artistas, autores e outros titulares de direitos"

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 12 nov 2024, 16h30

A reunião de ministros da Cultura do G20, que ocorreu em Salvador, elaborou um documento em que defende o pagamento de direitos autoriais por plataformas digitais, tanto de streaming quanto de inteligência artificial. O texto vai fundamentar as discussões dos chefes de Estado que estarão na Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro.

Os ministros de Cultura do bloco debateram quatro eixos temáticos sobre o setor: “Diversidade cultural e inclusão social; Cultura, ambiente digital e direitos autorais; Economia criativa e desenvolvimento sustentável; e Preservação, salvaguarda e promoção do patrimônio cultural e da memória”.

O documento menciona que qualquer regulamentação sobre ferramentas de Inteligência Artificial, incluindo aspectos relacionados a plataformas de streaming, “deve potencializar as habilidades humanas, aumentar a produtividade e respeitar os direitos humanos universais”.

O texto defende remuneração justa para os criadores pelo uso de suas obras nos ambientes digitais, criação de proteções em relação às ferramentas de Inteligência Artificial e um diálogo internacional constante para promover uma IA ética e confiável, que respeite os direitos autorais dos criadores.

“Salientamos a importância de promover um ecossistema cultural sustentável no ambiente digital, promovendo uma compensação e remuneração adequada aos criadores, artistas, autores e outros titulares de direitos”, diz Margareth Menezes, ministra da Cultura do Brasil.

Victor Drummond, presidente-executivo da Interartis Brasil, associação que reúne mais de 3.000 artistas brasileiros de TV, teatro e cinema, comemora o reconhecimento dos direitos autorais como parte da discussão sobre avanços tecnológicos na cultura e destaca que a discussão mostra o comprometimento da comunidade internacional em garantir que os direitos dos artistas e criadores sejam respeitados neste novo contexto.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.