Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Fim do saque-aniversário do FGTS ampliou noticiário negativo a Lula

Possibilidade levantada pelo ministro Luiz Marinho gerou mais de meio milhão de interações e menções negativas a Lula

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 jan 2023, 10h20 - Publicado em 10 jan 2023, 08h30

Na quarta-feira passada, o ministro do trabalho, Luiz Marinho, afirmou que iria sugerir a Lula o fim do saque-aniversário do FGTS. A ideia do petista gerou ao menos 536.000 interações nas redes sociais, com repercussão negativa sobre a imagem do presidente Lula.

O software da Vox Radar, empresa especializada na análise das redes sociais, contabilizou cerca de 16.000 postagens sobre o tema no Twitter, das quais aproximadamente 3.000 citaram o presidente Lula. Entre as publicações sobre Lula e o fim do saque-aniversário, 44% foram negativas ao presidente, 40% neutras e 17% positivas. O termo mais utilizado em postagens que citaram FGTS ou saque-aniversário e também mencionaram Lula foi “acabar”, seguido por “dinheiro” e “trabalhador”.

Os dados encomendados pela startup O Pauteiro mostram que o ministro Luiz Marinho também foi impactado. Desde a sua declaração, as palavras mais presentes em postagens sobre ele foram: “aniversário”, “FGTS”, “acabar”, “Lula” e “parabéns”. Esta última utilizada de forma irônica. Levando em conta todas as postagens que mencionaram FGTS ou saque-aniversário, o termo ‘dinheiro’ foi o mais presente, seguido por “trabalhador” e “acabar”. Ao todo, 11.000 usuários do Twitter postaram sobre a chance de mudança no FGTS.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.