Em um ano, relação de Bolsonaro com governadores vai do céu ao inferno
Bolsonaro acaba de chamar todos os governadores para a briga ao propor um 'desafio' sobre o ICMS dos preços dos combustíveis

Veja como são as coisas. Em fevereiro do ano passado, o governo de Jair Bolsonaro trocou juras de amor com governadores num evento realizado em Brasília.
Era o começo do mandato de Jair Bolsonaro e o discurso de pacto federativo – leia-se repassar uma fatia maior do orçamento federal aos estados — soava como música aos ouvidos dos governadores, muitos chefes de máquinas administrativas falimentares.
A relação parecia tão boa, tão harmoniosa, que auxiliares de Bolsonaro, responsáveis pela articulação política com o Congresso, apostavam nos governadores para montar a “base política” do governo no Legislativo.
Um ano se foi e o momento vivido pelo governo é completamente diferente. Bolsonaro acaba de chamar todos os governadores para a briga ao propor um “desafio” sobre o ICMS dos preços dos combustíveis.
“Eu zero o federal se eles zerarem o ICMS. Está feito o desafio aqui agora. Eu zero o federal hoje, eles zeram o ICMS. Se topar, eu aceito. Tá ok?”, disse Bolsonaro, na saída do Palácio da Alvorada.
O ICMS dos combustíveis, como se sabe, é uma das principais fontes de arrecadação dos Estados.
Ao mexer nessa ferida, Bolsonaro recebeu uma enxurrada de críticas: “irresponsável, inconsequente, populista…” foram alguns termos usados pelos governadores contra Bolsonaro.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)