Economista que pôs MST na bolsa de valores vai depor à CPI… das Americanas
Deputados vão ouvir Eduardo Moreira, que criou um fundo de investimentos que arrecadou R$ 19 milhões para os sem-terra

O economista Eduardo Moreira ficou conhecido como o ex-banqueiro que integrou o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ao mercado financeiro. Ele criou o fundo de investimentos Finapop e captou, em 2020, 1,5 milhão de reais para uma cooperativa gaúcha ligada ao MST; em 2021, mais 17,5 milhões de reais foram destinados ao fomento da agricultura dos sem-terra.
Nesta terça-feira, Moreira vai à Câmara de Deputados prestar depoimento em uma Comissão Parlamentar de Inquérito, mas não será a que apura a legalidade dos militantes da reforma agrária popular. A convite dos deputados do PSOL Fernanda Melchionna (RS) e Tarcísio Motta (RJ), o economista participará da CPI das Americanas.
“A oitiva do Sr. Eduardo Moreira, economista e especialista no mercado financeiro, será de grande importância para que esta Comissão possa compreender de que forma as ações da direção e dos principais acionistas da Americanas S.A. tornaram possível o acontecimento deste rombo bilionário”, diz o requerimento para levá-lo à Câmara.
A CPI do MST nesta terça-feira vai ouvir um casal de assentados na Fazenda Palmeiras, em Goiás, convidados pelo deputado Gustavo Gayer (PL-GO). Ex-integrantes do Movimento Sem Terra na Bahia foram convocados pelo Capitão Alden (PL-BA) e também devem prestar depoimento.