Deputado do PT aciona MP e pede afastamento de secretário de Tarcísio
Emídio de Souza questiona suposto conflito de interesses entre Renato Feder em contratos de livros didáticos

O deputado estadual Emídio Souza (PT) enviou há pouco uma representação ao procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Sarrubbo, sobre a possibildade do Ministério Público adotar medidas para o afastamento liminar do secretário de Educação de Tarcísio de Freitas, Renato Feder. Para Emídio, a proposta de substituir livros didáticos por materiais digitais depõe contra o Feder, empresário do ramo da tecnologia.
“A permanência do secretário em suas funções durante o curso das investigações ministeriais representa, parece certo, um risco inaceitável para a adequada gestão da educação pública no Estado de São Paulo, podendo acarretar danos irreparáveis ao erário e minar a confiança da população”, argumenta o deputado.
O MP investiga conflito de interesse em contratos da gestão estadual. Um inquérito investiga a Multilaser, empresa ligada a Feder. Segundo a denúncia, a empresa tem contratos de mais de 200 milhões de reais com a Secretaria da Educação.
Outro inquérito apura a recusa do governo paulista a aderir ao Programa Nacional de Livros Didáticos, do Ministério da Educação, que garantiria 120 milhões de reais em materiais pedagógicos para alunos da rede estadual.